Dia 20 de novembro, se comemorou o dia da Consciência Negra na EEB José Boiteux.
Fizeram parte do trabalho toda a comunidade escolar: Os alunos/as alunas, elaboraram seus trabalhos com as professoras e professores, Direção e Orientação, estiveram a frente de toda organização.
Na verdade, as apresentações do dia 20 encerraram o trabalho desenvolvido ao longo do ano, pois a Lei nº 10.639, de 2003, inclui a história e a cultura afro-brasileira e indígena na Educação Básica. Portanto, com a implementação do Currículo Base do Território Catarinense, nossa escola implementou também em seu currículo a temática da História e a cultura afro-brasileira e dos povos indígenas.
Em Santa Catarina temos 21 comunidades quilombolas, quatro delas na grande Florianópolis, além de três etnias indígenas (xokleng, guaranis e kaingang). Observando a realidade escolar e a comunidade em que estamos inseridos é fundamental que se trabalhe um currículo, plural, dinâmico e menos preconceituoso. Promover o letramento racial
Conjunto de práticas pedagógicas que têm por objetivo conscientizar o indivíduo da estrutura e do funcionamento do racismo na sociedade e torná-lo apto a reconhecer, criticar e combater atitudes racistas em seu cotidiano. (Fonte: ABL).
Para promover o letramento racial é preciso reconhecer a branquitude (temos uma construção identitária branca); perceber também que o racismo não está no passado e é aprendido e perpetuado entre os pares através de um vocabulário racista e de códigos que demonstram o racismo (Fonte: Porto Social), sendo a escola um espaço em que a interação ocorre, inclusive os conflitos.
Temos, portanto, como objetivo diminuir ainda mais o racismo no ambiente escolar através de rodas de conversa, reflexões individuais ou coletivas sobre o uso de códigos ou ter condutas racistas, para isso, os professores desenvolvem vários trabalhos ao longo do ano letivo com o intuito de promover o acesso ao conhecimento. Portanto, "é preciso compreender que o racismo é construído e mantido, politica e ideologicamente, para evitar o racismo é essencial conhecer história dos diferentes povos que estão na origem de nossa sociedade e de nossas identidades" (Fonte: Geledes).
Portanto, a Semana da Consciência Negra apresenta à comunidade escolar o trabalho desenvolvidos pelos estudantes, juntamente com os professores ao longo do ano. No entanto, a luta para acabar com o preconceito não se encerra, é preciso que aconteça todos os dias.
Apresentamos a seguir as atividades desenvolvidas:
A importância do cabelo
"Antes de serem traficados e enviados para as Américas, muitos africanos carregavam na cabeça um símbolo que ia além da estética: o cabelo.
A forma, o corte e os adereços podiam representar origens, etnias, religiões, status social." (Fonte: BBC)
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