Plano de Gestão apresentado à comunidade Escolar pela professora Rosane Hart,
nas Eleições à Gestora da EEB José Boiteux no ano de 2019.
PLANO DE
GESTÃO:
2020-2023
EEB JOSÉ
BOITEUX:
85 ANOS
CONSTRUINDO HISTÓRIAS
Apresentação do Plano de Gestão Escolar (2020-2023) para a Escola José Boiteux
pela
candidata a gestora Rosane Hart à
comunidade escolar.
Florianópolis, outubro de 2019.
ROSANE HART
*
Mora no Bairro Estreito há 18 anos.
*
Tem dois filhos.
* Formada em Letras Português/Alemão (UNOESC) em 2001
e Inglês (UNISUL) em 2005.
* Leciona há 19 anos (concursada desde 2002).
* Professora de Português/Inglês na escola José
Boiteux desde 30 de agosto de 2004.
* Assessora de Direção de 2007 a 2009.
* Participou da APP e Conselho Deliberativo.
* Mestrado em Literatura (UFSC), 2008.
* Doutorado em Literatura (UFSC) em 2019.
2. O papel da
Escola de Educação Básica
A “Educação Básica
deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global [...]. Significa,
ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do
adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de
aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento,
reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades.
Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva,
deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito
e respeito às diferenças e diversidades” (BNCC).
3. EEB José
Boiteux: características
A escola localizada na Rua
Marechal Câmara, 182, no Estreito, Florianópolis (SC), fundada em 15/02/1935,
com uma área construída de 2.360 m². Atende aproximadamente 500 alunos, do 1º
ao 9º ano, no período matutino e vespertino, sob a responsabilidade de cerca de
50 profissionais. O IDEB de 2017 foi de 5,7 para os Anos Iniciais e de 4,4 para
os Anos Finais.
4. Metas:
* Aprimorar o processo de aprendizagem, visando elevar
o IDEB;
* Preservar o patrimônio escolar (físico e cultural),
fazendo a manutenção da parte física e equipamentos, modernizando-os e
adequando-os às necessidades da comunidade escolar;
* Utilizar/aplicar recursos de acordo com as
prioridades apontadas pela comunidade escolar;
* Diminuir a distorção idade/serie; Reduzir a taxa de
repetência;
* Efetivar momentos de interação cultural, científica,
esportiva e social;
* Garantir a política de inclusão e acessibilidade.
5. Ações
5.1. Ações na
dimensão pedagógica
5.1.1.
Adequação do PPP.
Objetivo:
Tornar o PPP um documento acessível e norteador das atividades escolares.
5.1.2.
Reorganização curricular.
Objetivo:
Reestruturar o currículo escolar de acordo com a BNCC e a Base
Curricular do Território Catarinense;
5.1.3.
Práticas pedagógicas adequadas
Objetivos:
* Atingir a meta projetada pelo IDEB de 6,3 para o 5º
ano e de 5,7 para o 9º ano em 2021;
* Proporcionar que alunos do 3º ano atinjam o Nível
III em proficiência de leitura e em matemática em 2021.
* Utilizar a avaliação formativa;
* Recuperar conhecimentos;
* Desenvolver atividade extraclasse;
* Organizar grupos de monitoria/aulas de reforço no contra turno (Matemática e Português);
* Estimular e apoiar práticas pedagógicas inovadoras.
5.1.4.
Projetos de leitura (Biblioteca)
Objetivos:
Readequar a biblioteca escolar, tornando o ambiente mais agradável a
acolhedor aos leitores e promover e incentivar projetos de leitura.
5.1.5.
A importância da família
Objetivo:
Promover reuniões com pais e/ou responsáveis sobre a importância da sua presença
na vida escolar.
5.1.6.
Eventos culturais e esportivos
Objetivos:
Estimular a integração da comunidade escolar e Socializar os
conhecimentos produzidos.
5.1.7.
Palestras
Objetivo:
Desenvolver atitudes de respeito, resiliência e de empatia nos alunos.
5.1.8.
Horta escolar e jardinagem.
Objetivo:
Fazer uma horta escolar/jardins em áreas ociosas na escola, envolvendo
alunos e voluntários.
5.2. Ações na
dimensão física
5.2.1.
Reformas e infraestrutura.
Objetivos:
* Adaptar banheiros no ginásio;
* Instalação e manutenção de
ventiladores/condicionadores de ar e bebedouros;
* Reparos da parte elétrica e hidráulica;
* Reformar e adequar o mobiliário;
* Adequar o pátio para recreação;
* Implantar a rádio escolar nos recreios;
* Ampliar o refeitório;
* Adquirir material para práticas esportivas.
5.2.2.
Embelezamento da escola
Objetivos:
* Manter jardineiras e canteiros;
* Disponibilizar lixeiras para separar o lixo;
* Pintar e/ou fazer reparos em paredes, pisos e
calçadas e a substituição de carteiras e cadeiras danificadas;
* Cuidar da escola.
5.3. Ações na dimensão
administrativa
5.3.1.
Executar programas existentes
Objetivos:
* Manter o Programa de Saúde na escola;
* Fiscalizar a merenda (terceirizada);
* Interação com Conselho Tutelar, Ministério Público,
CRAS, Juizado da Infância e Juventude, Polícia Militar (PROERD/Ronda Escolar)
de modo a mediar conflitos, APOIA e Sistema Presença (Bolsa-família);
* Reativar o Núcleo de Prevenção às Violências.
5.3.2.
Promoção de reuniões setoriais.
Objetivos:
Conscientizar sobre as atribuições, de direitos e deveres de cada
indivíduo;
* Promover atendimento de qualidade à comunidade
escolar.
5.3.3.
Resgatar a História da escola.
Objetivos:
Pesquisar a história da escola e produzir um memorial on-line.
5.4. Ações na
dimensão financeira
5.4.1.
Formar uma rede de apoio
Objetivo:
Estabelecer através de projetos uma rede de apoio à escola.
5.4.2.
Escola acessível.
Objetivo: Garantir a acessibilidade a
todos no ambiente escolar.
“Acredito que é através da
Educação que temos a possibilidade de escolhas, de sermos melhores, mais
críticos e conscientes de nosso papel na sociedade. Trabalho por uma Educação
pública, gratuita e de qualidade. É isso que desejo para meus filhos e para
meus alunos (as)”.
Grata pelo vosso apoio!
Professora Rosane Hart
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