quinta-feira, 30 de abril de 2015

1ª Parada Pedagógica da EEB José Boiteux discute PPP e Desempenho Escolar, com foco na Língua Portuguesa

     Na quinta-feira, 30 de abril, servidores da EEB José Boiteux realizaram conforme o Calendário Escolar, sua primeira Parada Pedagógica. No período da manhã, reunidos na sala de vídeo, o diretor Almir apresentou a pauta que tinha o propósito de rever alguns pontos a serem revisados para o Projeto Político Pedagógico em consonância com a nova Proposta Curricular de Santa Catarina, apresentada na Formação Continuada em fevereiro deste ano.
     Assim, começou pelas faltas na qual será lançada toda sexta-feira e que deverá ser justificada junto à direção dentro de 48 horas e os atestados protocolados com a Alessandra, pois devido o aguardo de documentação tem levado o atraso no lançamento de faltas, associados a grande demanda de serviços prestados pela direção.
   Em seguida, comunicou o afastamento da servente Rita para tratamento de saúde e consequentemente maior zelo com a limpeza das salas e organização (janelas fechadas, chaves no porta-chaves da sala dos professores), pois não haverá profissional para substituí-la. Comunicou, que as turmas de 2º e 3º ano realizaram a Provinha Brasil e que para agendar a sala de vídeo e de informática, deverão fazer via blog da escola que dispõe do aplicativo AGENDA 1. 
     Depois, relatou a prestação de contas de recursos recebidos deste ano: R$ 4.340,00 (PDDE 2014, 2ª parcela) aplicados na aquisição de material de higiene e limpeza, além de serviços de serralheria no corrimão da rampa, traves, portão e cestas de basquete e; R$ 3.000,00 (CPESC 2015, 1ª parcela) aplicados na aquisição de material elétrico, hidráulico, de informática, ferramentas, de escritório, fechaduras, higiene e limpeza, conforme publicação de nota fiscal e demonstração das compras na sala dos professores.
     Logo após, passou a lista para atualização de dados referente aos servidores e ao mesmo tempo sinalizar os interessados em receber o Diário Catarinense online em seus celulares e computadores, conforme CI 115 da GERED. Já o Professor online, deverá ser alimentado com as notas, frequência e atividades, pois deverá fechar o 1º bimestre para a impressão de boletins e aberto o 2º bimestre na segunda-feira, 04/05. Quanto a avaliação QUALITATIVA, foi discutido os seguintes critérios: assiduidade, pontualidade, respeito, participação, interesse, saber ouvir, senso de higiene, cidadania, uniforme e atividades extraclasse). Na sala dos professores deverá ficar publicado no mural os alunos que saíram (confirmação de vaga) e os que estão chegando na escola (transferidos).
     Após o intervalo para o café, chamou-se atenção para o recreio monitorado na qual haverá sempre 2 professores revesando a cada 10 minutos e que não poderão ficar no pátio interno. Além disso, o café recreio deverá ser pago para a servente Bia na primeira e última semana do mês e a APP aprovou a aquisição de um computador para a secretaria e um conjunto pia/armário para a cozinha dos professores. Enfim, o diretor esclareceu que foi solicitado roçada, capina, limpeza das caixas d'água e detetização à GERED e sinalização escolar de trânsito à SECRETARIA DO CONTINENTE.
     No período da tarde a professora de Língua Portuguesa Rosane Hart, afastada para conclusão de doutorado na área de literatura, orientou os trabalhos que tinha como propósito refletir sobre o processo de ensino e aprendizagem na Escola de Educação Básica José Boiteux através dos resultados das avaliações institucionais.
     Assim, foram analisados os resultados obtidos através nas avaliações institucionais e depois discutidos alguns descritores da Língua Portuguesa e Matemática, relacionando projetos/atitudes de intervenção para melhorias nos processos de ensino e aprendizagem.






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